Educação Infantil

ensino

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade. Nossa instituição propõe estimular a criança a se desenvolver nos planos motor e afetivo, sendo observados os aspectos de atenção, de concentração, de reflexão e de autoconfiança.

Na maioria das vezes, o ingresso na Educação infantil simboliza a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, articulamos nossa proposta pedagógica, a fim de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar.

As aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Para tanto, a BNCC propõe a organização curricular estruturada em campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, para a Educação Infantil, adotamos a seguinte grade curricular e rotinas:

Fonte BNCC – Base Nacional Comum Curricular: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

CARGA HORÁRIA
TURMAS:  Infantil 3 Infantil 4 Infantil 5
CARGA HORÁRIA SEMANAL:  20,86 h/a 20,86 h/a 20,86 h/a
CARGA HORÁRIA ANUAL:  833,33 h/a 833,33 h/a 833,33 h/a

AULAS VIVÊNCIA

Englobam, além do estudo de campo, a culinária, jogos, dramatizações, socialização entre as turmas, seminários, debates, apresentações, atividades que complementam e proporcionam a compreensão do conteúdo de maneira mais concreta e lúdica.


ROTINA PEDAGÓGICA

A rotina pedagógica é realizada com 01 professora e 01 auxiliar em sala, mais professores de áreas específicas: Capoeira, Ed. Física, Hora do Conto, Projeto Bilíngue, Ed. Ambiental e Musicalização.


PLATAFORMA DE ENSINO COC

Com 61 anos de história, o COC está presente em escolas de todo o Brasil, com a missão de ajudar estudantes a alcançarem seus sonhos e desenvolverem aprendizagens em todas as dimensões e estágios de sua jornada educacional.

Ancorado em sua tradição e amplo repertório nas práticas educacionais, aliado ao amplo portfólio e inovação nas soluções pedagógicas, o COC ajuda na melhor instrumentalização de professores e gestores para entregarem aos alunos o alcance de seus objetivos pretendidos.


MATERIAIS

Infantil 3

  • Projetos

Infantil 4 e Infantil 5

  • 1 caderno COC por bimestre
  • Material complementar :
    • 4 livros de estória;
    • Conjunto de letras e números;
    • Conjunto de formas e cores;
    • Cartões do alfabeto;
    • Áudio e canções disponibilizados no portal;
  • Livro de Educação Tecnológica (1 por ano);
  • Livro do Projeto Bilíngue (1 por ano);
  • Livros  de Educação Socioemocional (1 por ano);
  • Livro Educação Financeira Comportamental (1 por ano).

 


OUTRAS INFORMAÇÕES
AVALIAÇÕES: 

Ocorrem trimestralmente (3 trimestres/ano) conforme calendário do ano vigente, através de pareceres descritivos.

TURNOS DE AULA: Vespertino: 13:00 às 17:35.
PORTARIA:

Entrada e saída: Portão C (Serv. Prof. Nilson José de Jesus)

A portaria é controlada, portanto os alunos somente poderão sair da Instituição mediante apresentação da carteirinha do aluno pelo responsável.

UNIFORME:  A utilização diária do uniforme é OBRIGATÓRIA.
plugins premium WordPress
×