A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade. Nossa instituição propõe estimular a criança a se desenvolver nos planos motor e afetivo, sendo observados os aspectos de atenção, de concentração, de reflexão e de autoconfiança.
Na maioria das vezes, o ingresso na Educação infantil simboliza a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, articulamos nossa proposta pedagógica, a fim de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar.
As aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Para tanto, a BNCC propõe a organização curricular estruturada em campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, para a Educação Infantil, adotamos a seguinte grade curricular e rotinas:
Fonte BNCC – Base Nacional Comum Curricular: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
CARGA HORÁRIA | |||
TURMAS: | Infantil 3 | Infantil 4 | Infantil 5 |
CARGA HORÁRIA SEMANAL: | 20,86 h/a | 20,86 h/a | 20,86 h/a |
CARGA HORÁRIA ANUAL: | 833,33 h/a | 833,33 h/a | 833,33 h/a |
AULAS VIVÊNCIA
Englobam, além do estudo de campo, a culinária, jogos, dramatizações, socialização entre as turmas, seminários, debates, apresentações, atividades que complementam e proporcionam a compreensão do conteúdo de maneira mais concreta e lúdica.
ROTINA PEDAGÓGICA
A rotina pedagógica é realizada com 01 professora e 01 auxiliar em sala, mais professores de áreas específicas: Capoeira, Ed. Física, Hora do Conto, Projeto Bilíngue, Ed. Ambiental e Musicalização.
PLATAFORMA DE ENSINO COC
Com 61 anos de história, o COC está presente em escolas de todo o Brasil, com a missão de ajudar estudantes a alcançarem seus sonhos e desenvolverem aprendizagens em todas as dimensões e estágios de sua jornada educacional.
Ancorado em sua tradição e amplo repertório nas práticas educacionais, aliado ao amplo portfólio e inovação nas soluções pedagógicas, o COC ajuda na melhor instrumentalização de professores e gestores para entregarem aos alunos o alcance de seus objetivos pretendidos.
MATERIAIS
Infantil 3
- Projetos
Infantil 4 e Infantil 5
- 1 caderno COC por bimestre
- Material complementar :
- 4 livros de estória;
- Conjunto de letras e números;
- Conjunto de formas e cores;
- Cartões do alfabeto;
- Áudio e canções disponibilizados no portal;
- Livro de Educação Tecnológica (1 por ano);
- Livro do Projeto Bilíngue (1 por ano);
- Livros de Educação Socioemocional (1 por ano);
- Livro Educação Financeira Comportamental (1 por ano).
OUTRAS INFORMAÇÕES | |
AVALIAÇÕES: |
Ocorrem trimestralmente (3 trimestres/ano) conforme calendário do ano vigente, através de pareceres descritivos. |
TURNOS DE AULA: | Vespertino: 13:00 às 17:35. |
PORTARIA: |
Entrada e saída: Portão C (Serv. Prof. Nilson José de Jesus) A portaria é controlada, portanto os alunos somente poderão sair da Instituição mediante apresentação da carteirinha do aluno pelo responsável. |
UNIFORME: | A utilização diária do uniforme é OBRIGATÓRIA. |