Ensino Fundamental I

ensino

Ensino Fundamental I

No Universo o aluno é visto como alguém capaz de construir, modificar e integrar ideias, tendo a oportunidade de interagir com outras pessoas em situações que exigem envolvimento, desenvolvimento do pensar e da capacidade de refletir acerca de suas aprendizagens e dos problemas que tem de superar.

A organização curricular de cada nível de ensino obedecerá à legislação vigente. Para o Ensino Fundamental I, adotamos a seguinte grade curricular e rotinas:

Dias letivos de efetivo trabalho: 200 dias
Semanas letivas de efetivo trabalho: 40 semanas
Dias semanais de efetivo trabalho: 05 dias
Duração de cada aula: 45 minutos (exceto Ed. Tecnológica / Robótica)
Carga Horária Mínima anual: 800 horas/aula

Educação Tecnológica / Robótica 1 1* 1* 1* 1*
Xadrez (Optativa) 1
SUBTOTAL    8 8 8 8 9

*Aulas quinzenais de 1h05min.

BASE COMUM + BASE DIVERSIFICADA + OPTATIVA
TURMAS:  1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO
TOTAL DE AULAS SEMANAIS:  30 31 31 31 32
CARGA HORÁRIA SEMANAL:  22,5 h/a 23,04 h/a 23,04 h/a 23,04 h/a 26,16 h/a
CARGA HORÁRIA ANUAL:  900 h/a 921,6 h/a 921,6 h/a 921,6 h/a 1.046,4 h/a

XADREZ

Trata-se de uma disciplina optativa (o(a) aluno(a) do 5º ano pode escolher cursá-la ou não) cujo objetivo é proporcionar o aprofundamento do raciocínio analítico e sintético, concentração, atenção, planejamento, imaginação, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, criatividade e inteligência, estimulando a superação de desafios e o respeito ao adversário.

AULAS VIVÊNCIA

Englobam, além do estudo de campo, a culinária, jogos, dramatizações, socialização entre as turmas, seminários, debates, apresentações, atividades que complementam e proporcionam a compreensão do conteúdo de maneira mais concreta e lúdica.

ROTINA PEDAGÓGICA

A rotina pedagógica é realizada com um professor regente e com professores para disciplinas específicas. Utilizamos como metodologia a participação efetiva do aluno no processo de aprendizagem, valorizando o questionamento, o debate e a interação do aluno dentro de sala. Com isso, acreditamos em formar alunos cidadãos mais confiantes, contribuindo não somente com o aprendizado dos conteúdos apresentados, mas também com a verdadeira formação do ser.

SISTEMA DE ENSINO PH

Para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, adotamos o Sistema de Ensino pH, que conta com mais de 30 anos de experiência educacional.

Tendo como elemento norteador a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o pH traz um conjunto de materiais e recursos alinhados às modernas concepções de ensino. Os materiais contemplam as competências gerais da Educação Básica, as competências das áreas de conhecimento e as competências específicas dos componentes curriculares.

Nosso objetivo e viabilizar aos nossos alunos, através do Sistema de Ensino pH,  a melhor formação, tendo em vista a complexidade e o dinamismo do mundo atual, chamando sempre a atenção para a necessidade de reflexão e de compreensão das várias informações recebidas de diferentes fontes às quais temos acesso.

MATERIAIS

3 Cadernos pH por bimestre:

• 1 de Língua Portuguesa;
  • 1 de Matemática;
  • 1 com as disciplinas de História, Geografia e Ciências.

Livros de:

• Artes (1 por ano);
  • Bilíngue/Inglês (1 por ano);
  • Educação Socioemocional (2 por ano);
  • Educação Financeira Comportamental (1 por ano).

Material digital

• Educação Tecnológica / Robótica

OUTRAS INFORMAÇÕES
AVALIAÇÕES:

Ocorrem trimestralmente (3 trimestres/ano) conforme calendário do ano vigente. A média adotada é 7,0 (sete).

TURNOS DE AULA: Matutino: das 7:25 às 12:15.
Vespertino: 13:00 às 17:50.
PORTARIA:

A portaria é controlada, portanto os alunos somente poderão sair da Instituição mediante prévia autorização formalizada através do aplicativo Universo em Movimento (ClipEscola).

UNIFORME:  A utilização diária do uniforme é OBRIGATÓRIA.