Ensino Fundamental II

ensino

Ensino Fundamental II

Os anos finais do Ensino Fundamental caracterizam-se por demarcarem um período de transição importante para o aluno que vem acompanhado de transformações físicas: pré-adolescência. Nessa etapa os alunos deverão interagir com mais professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados. Essa série de mudanças representam um saudável desafio para o aluno.

A organização curricular de cada nível de ensino obedecerá à legislação vigente. Para o Ensino Fundamental II, adotamos a seguinte grade curricular e rotinas:

Dias letivos de efetivo trabalho: 200 dias
Semanas letivas de efetivo trabalho: 40 semanas
Dias semanais de efetivo trabalho: 05 dias
Duração de cada aula: 45 minutos
Carga Horária Mínima anual: 800 horas/aula

BASE COMUM: AULAS POR SEMANA
DISCIPLINAS 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO
Língua Portuguesa 4 4 4 4
Matemática 5 5 5 5
Ciências* 4 4 4 4
História 4 4 4 4
Geografia 4 4 4 4
Educação Física 2 2 2 2
Artes (Visuais e Música) 2 2 2 2
SUBTOTAL    25 25 25 25

*Para os alunos do 9º ano, na disciplina Ciências são trabalhados conteúdos de Física e Química.

PARTE DIVERSIFICADA: AULAS POR SEMANA
DISCIPLINAS 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO
Língua Estrangeira – Inglês 3 3 3 3
Língua Estrangeira – Espanhol 2 2 2 2
Educação Socioemocional 1 1 1 1
Educação Financeira Comportamental 1 1 1 1
Teatro 2 2 2 2
Produção Textual 2 2 2 2
Xadrez (optativa) 1 1 1 1
SUBTOTAL    12 12 12 12
BASE COMUM + BASE DIVERSIFICADA + OPTATIVA
TURMAS:  6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO
TOTAL DE AULAS SEMANAIS:  37 37 37 37
CARGA HORÁRIA SEMANAL:  27,75 h/a 27,75 h/a 27,75 h/a 27,75 h/a
CARGA HORÁRIA ANUAL:  1.110 h/a 1.110 h/a 1.110 h/a 1.110 h/a

XADREZ

Trata-se de uma disciplina optativa (o(a) aluno(a) pode escolher cursá-la ou não) cujo objetivo é proporcionar o aprofundamento do raciocínio analítico e sintético, concentração, atenção, planejamento, imaginação, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, criatividade e inteligência, estimulando a superação de desafios e o respeito ao adversário.

AULAS VIVÊNCIA

Englobam, além do estudo de campo, a culinária, jogos, dramatizações, socialização entre as turmas, seminários, debates, apresentações, atividades que complementam e proporcionam a compreensão do conteúdo de maneira mais concreta e lúdica.

ROTINA PEDAGÓGICA

A rotina pedagógica é realizada com um professor para cada disciplina. Utilizamos como metodologia a participação efetiva do aluno no processo de aprendizagem, valorizando o questionamento, o debate e a interação do aluno dentro de sala. Com isso, acreditamos em formar alunos cidadãos mais confiantes, contribuindo não somente com o aprendizado dos conteúdos apresentados, mas também com a verdadeira formação do ser.

SISTEMA DE ENSINO PH

Para o Ensino Fundamental Anos Finais, adotamos o Sistema de Ensino pH, que conta com mais de 30 anos de experiência educacional.

Tendo como elemento norteador a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o pH traz um conjunto de materiais e recursos alinhados às modernas concepções de ensino. Os materiais contemplam as competências gerais da Educação Básica, as competências das áreas de conhecimento e as competências específicas dos componentes curriculares.

Nosso objetivo e viabilizar aos nossos alunos, através do Sistema de Ensino pH,  a melhor formação, tendo em vista a complexidade e o dinamismo do mundo atual, chamando sempre a atenção para a necessidade de reflexão e de compreensão das várias informações recebidas de diferentes fontes às quais temos acesso.

MATERIAIS

Cadernos bimestrais do pH (4 por ano) com as disciplinas:

• Língua Portuguesa;
  • Produção de texto;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Ciências;

Livros de:

• Artes (1 por ano);
  • Bilíngue/Inglês (1 por ano);
  • Educação Socioemocional (2 por ano);
  • Educação Financeira Comportamental (1 por ano).

Material digital

• Programação

OUTRAS INFORMAÇÕES
AVALIAÇÕES:

Ocorrem trimestralmente (3 trimestres/ano) conforme calendário do ano vigente. A média adotada é 7,0 (sete).

TURNOS DE AULA: Matutino: das 7:25 às 12:15.
Vespertino: 13:15 às 18:05.
PORTARIA:

A portaria é controlada, portanto os alunos somente poderão sair da Instituição mediante prévia autorização formalizada através do aplicativo Universo em Movimento (ClipEscola).</p

UNIFORME:  A utilização diária do uniforme é OBRIGATÓRIA.